daughter-family-fun-35024

Filha, não sou a tua melhor amiga.

Filha não sou tua melhor amiga, não que não quisesse ser, mas porque sou tua mãe, e a minha função é outra, com muito mais responsabilidade.

Sei que não partilhas tudo comigo não há problema, eu também já tive a tua idade e por mais que amasse meus pais não era com eles que eu partilhava meus segredos, mas era para eles que eu corria quando realmente precisava.

Eu estarei sempre aqui, mas faz parte do teu crescimento ter amigos e partilhar teus segredos com eles, faz parte do teu desenvolvimento pessoal, emocional e social.

Sei que os tempos mudam, tudo muda, as relações mudam e há cada vez mais pais a gabar-se por serem os melhores amigos dos filhos. Mas, na realidade os pais não são os melhores amigos dos filhos e nem têm que ser, a relação entre pais e filhos são baseadas no amor incondicional e para a vida.

É preciso ter atenção pois passamos de um extremo ao outro. Hoje a relação pais e filhos é mais baseada no diálogo, companheirismo, e no cuidado com o bem-estar dos filhos, ao passo que anos atrás esta mesma relação era muito mais punitiva. As linhas que separam são muito ténues, porém é suposto que a relação entre pais e filhos tenha uma função estabilizadora do comportamento e da socialização, promovendo autonomia, a função dos pais é cuidar, proteger e educar.

Esta relação deve sim ser de proximidade, porém não esquecendo que a autoridade e o respeito precisam estar presentes desde a tenra idade.

Na realidade há uma hierarquia que deve ser respeitada. Os pais não podem colocar-se ao nível dos filhos, pois isso dificulta a função parental e na hora de exercer a autoridade, pode causar ainda mais desconforto, quer para os pais quer para os filhos.

Não quero ser a tua melhor amiga, mas quero que cresças em harmonia e para isso precisas de limites, sendo que cabe a mim impor-te estes limites, regras claras, ter a capacidade de dizer não.

Espero que nossa relação seja uma base forte, onde sintas segurança, onde encontres o conforto e onde venhas pedir ajuda se precisares.

Filha é suposto que eu seja apenas tua mãe.

Filha não sou tua melhor amiga…

Seja feliz, seja tu mesma, seja tua melhor versão.

Artigo publicado na Mundo Magazine.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *