Quando o corpo e mente não aguentam mais é preciso parar, refletir, reconhecer sinais, entender e pedir ajuda.
Pode não ser apenas cansaço, sentimento de desconforto ou até preguiça, pode ser algo muito mais sério que compromete a saúde mental e física. Pode ser um estado de exaustão física e mental, também conhecido como burnout, que acontece quando tudo é levado ao extremo, quando a pessoa deixa de investir em seu trabalho, quando a vontade e o desejo de continuar são escassos, quando não há envolvimento emocional, acontece também pela ausência de alguns fatores motivacionais: alegria, humor, entusiasmo, contentamento, interesse, vontade, ideias, concentração, autoconfiança e sonhos.
Burnout é uma perturbação psicológica de caráter depressivo, cuja causa principal é o desajustamento do indivíduo em relação ao seu trabalho. Ou seja, advém de um conjunto de situações como excesso de trabalho, stress, falta de descanso, sono, sentimento de tensão e pressão, associado às condições psicológicas.
As exigências do mercado de trabalho, a falta de reconhecimento, o excesso da carga laboral, a aspiração de se realizar profissionalmente, o sonho de alcançar sucesso também são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento desta perturbação, uma vez que é no trabalho que passamos a maior parte do nosso tempo.
E como prevenir é o melhor remédio deixamos aqui algumas dicas de comportamentos que podemos adotar para evitar o Burnout.
- Equilibre sua vida, O Burnout é resultado do acumular de stresse e de uma vida desequilibrada. Definir bem as prioridades, saber exatamente o que é mais relevante naquele momento, fazer uma lista diária e cumprir as tarefas ao longo do dia. Permiti uma melhor rentabilização e aproveitamento do tempo.
- Fazer uma reflexão sobre cada área da vida,a vida familiar, social, tempo de lazer, bem-estar emocional e físico, trabalho e atividades intelectuais. Reconhecer quais estão a ser negligenciadas, quais preenchem a maior parte do tempo, quais são mais prazerosas? Definir como objetivo conseguir uma vida mais equilibrada.
- Aprenda a dizer não
Pense na sua capacidade de dizer não, pois é muito importante para criar limites e protege para não chegar ao seu limite. Não acumule cargas muito grandes.
- Abandone a perfeição
Perceber e aceitar que você não consegue “fazer tudo”, não ser escravo da perfeição, ter expectativas realistas no local de trabalho, ser autêntico, respeitar quem você é, não trabalhar para a perfeição, mas dar o melhor todos os dias.
Esteja atento aos seus sinais, ouça o seu corpo procure apoio psicológico.
Seja feliz, seja tu mesmo, seja tua melhor versão.
Artigo publicado em Mundo Magazine.